O Baile dos Mascarados

Posted by Raonie Dias | Posted in | Posted on sábado, janeiro 30, 2010


Foi com este título que o jornal O Estado de São Paulo anunciou a chegada da maior banda da história do Rock no Brasil para os shows no início de 2009. Com certeza posso afirmar que o Kiss foi a banda de maior impacto cultural dos anos 1970, e mostraram para o mundo o verdadeiro jeito rock n' roll de ser.

O fascínio que o Kiss causou em seus fãs muitas vezes não foi por causa da música e sim pelas estratégias de marketing e comunicação adotadas pela banda e seu empresário. A maior parte dos anos e do sucesso desta monstruosa banda deve-se à estas próprias jogadas de propaganda para com o público. Não vou ser cético de alegar apenas isso para a fama do Kiss, sou um dos maiores fãs da banda, o comentário foi só uma análise do que aconteceu, grande parte da imagem da banda foi construída por sua propaganda, mas a fama da sua música é real. Com certeza saíram das mentes mirabolantes dos quatro mascarados originais as principais canções do rock, ou como o próprio Paul Stanley fala: "O hino do rock mundial"

Vamos aos próprios mascarados: O quarteto original foi formado em Nova York por Paul Stanley (The Starchild) , Gene Simons (The Demon), Ace Frehley (The Spaceman) e Peter Criss (The Catman). Uma formação um tanto nova para uma banda de rock, onde todos os membros eram cantores e compositores. Apesar de Paul Stanley ser o frontman, ao lado de Gene Simmons na maioria das vezes, todos eram considerados vocalistas, e eternizaram músicas em suas vozes, como Beth cantada por Peter Criss, considerada uma das baladas mais lindas do rock.

Quanto aos shows, ah os shows! O Kiss abriu novas fronteiras em relações performáticas. Se nos anos 60, Os Stones, Who e Hendrix mostraram um novo jeito de se apresentar ao vivo, nos 70 o Kiss mostrou como se fazia isto de um jeito muito mais glam, sem contar demoníaco. Fogos de artifícios, sangue sendo vomitado (salve para Gene), destruição de instrumentos, pirotecnia. Resumindo, o show do Kiss como definido por eles mesmos é um show que não se esquece, você vai em um, mesmo não gostando, sai cantando músicas e abismado com toda a produção. Não podemos esquecer que apesar de toda sua imagem, a banda possui muitas baladas românticas, que merecem ser valorizadas e ouvidas. Forever, por exemplo, além de God Gave Rock and Roll To you, e muitas outras.

Vamos andar um pouco na cronologia. Kiss, cd de estréia da banda vem com alguns sucessos que começam a marcar e traçar uma trajetória de sucesso. Black Diamond e Deuce, são alguns dos destaques. Dentre todas as discografias da banda, Os Alive! marcam os fãs de tal maneira. Durante seus longos anos eles lançaram quatro Alive!s. Essa coletânea de sucessos tocados ao vivo marcam principalmente a inovação em cada edição. No quarto destes álbuns lançado em 2003, traz uma parte do show acústica onde a banda toca as músicas ao lado de uma orquestra. Um tanto quanto marcante e arrepiante para os fãs que escutaram.

Como sempre não estou aqui para questionar formações, opinar qual foi melhor, quem
merecia estar. Mas para mim um dos momentos mais marcantes, foi no Kiss Unplugged onde a banda apresentava além de Paul e Gene, Eric Singer e Bruce Killick. Em determinado momento os dois saem de cena para a entrada de Peter e Ace, um tanto quanto marcante, e alguns sucessos como Beth e Two Thousand Man foram tocados. No final Eric e Bruce se reúnem e o quarteto se torna um sexteto para tocar Rock and Roll all Night.

Kiss foi, é, e será o Kiss. Isto é indiscutível. Todos deveriam absorver um pouco desta cultura Rock N' Roll deles e viajar por um mundo de propaganda, performances, sangue e muitas músicas excelentes. Quer conhecer mais? Dicas de músicas são muito difíceis para um banda com mais de vinte álbuns. Segue algumas dicas nos vídeos abaixo.

Abraços e aguardem o próximo post.








Comments (6)

O Kiss pode ser a maior banda POSER da historia, mas ta muito longe de ser a maior banda de rock.
Não consigo imaginar o Kiss sendo comparado a bandas como Led Zeppelin, Rolling Stones, Beatles, ACDC e outras tantas. Mesmo assim não deixa de ser uma banda incrivel.

Maior banda da história do rock depois de Beatles, Ramones, Stones, Led Zeppelin, Who, Nirvana, AC/DC, e talvez outras mais.

Na sua opinião "Eumesmo", não na minha.

esses caras são o lixo do rock kkkkkkkk

Podem ser lixos pra vc mas a publicidade funciona tanto, que vc "perdeu tempo" com o lixo pra comentar!

adorei o post.... muito bom... gosto do kiss, pois eles fazem um rock de boa qualidade, nao esquecendo das interpretações (seus personagens), que são sua marca registrada... a banda é criativa, e seus musicos sao os melhores no que fazem...

Postar um comentário

Comente esta notícia

Related Posts with Thumbnails